PROFESSORES CONVIDADOS EM SETEMBRO

Evanildo Bechara

O Professor Evanildo Cavalcante Bechara é o Quinto ocupante a Cadeira nº 33, da Academia Brasileira de Letras, eleito em 11 de dezembro de 2000, na sucessão de Afrânio Coutinho e recebido em 25 de maio de 2001 pelo Acadêmico Sergio Corrêa da Costa.

Evanildo Bechara nasceu no Recife (PE), em 26 de fevereiro de 1928. Fez o curso de Letras, modalidade Neolatinas, na Faculdade do Instituto La-Fayette, hoje UERJ, Bacharel em 1948 e Licenciado em 1949. Aos dezessete, escreveu seu primeiro ensaio, intitulado Fenômenos de Intonação, publicado em 1948, com prefácio do filólogo mineiro Lindolfo Gomes. Em 1954, é aprovado em concurso público para a cátedra de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II e reúne no livro Primeiros Ensaios de Língua Portuguesa artigos escritos entre os dezoito e vinte e cinco anos, saídos em jornais e revistas especializadas.Aperfeiçoou-se em Filologia Românica em Madri, com Dámaso Alonso, nos anos de 1961 e 1962, com bolsa oferecida pelo Governo espanhol. e se doutorou em Letras pela UEG (atual UERJ), em 1964 onde fez uma carreira de mais de 40 anos onde também tornou-se Professor Emérito em 1994. Em 1998, também tornou-se pela Universidade Federal Fluminense.  

Dentre suas teses universitárias contam-se os seguintes títulos: A Evolução do Pensamento Concessivo no Português(1954), O Futuro em Românico (1962), A Sintaxe Nominal na Peregrinatio Aetheriae ad Loca Sancta (1964), A Contribuição de M. Said Ali para a Filologia Portuguesa (1964), Os Estudos sobre Os Lusíadas de José Maria Rodrigues(1980), As Fases Históricas da Língua Portuguesa: Tentativa de Proposta de Nova Periodização (1985). Autor de duas dezenas de livros, entre os quais a Moderna Gramática Portuguesa, amplamente utilizada em escolas e meios acadêmicos, e diretor da equipe de estudantes de Letras da PUC-RJ que, em 1972, levantou o corpus lexical do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, sob a direção geral de Antônio Houaiss. É Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra (2000).

O Professor Bechara foi eleito por um colegiado de educadores do Rio de Janeiro, com apoio da Folha Dirigida, uma das dez personalidades educacionais de 2004 e 2005. A convite da Nova Fronteira integra o Conselho Editorial dos diversos volumes do Dicionário Caldas Aulete.

Em 2005 foi nomeado membro do Conselho Estadual de Leitura do Rio de Janeiro e da Comissão para a Definição da Política de Ensino, Aprendizagem, Pesquisa e Promoção da Língua Portuguesa, iniciativa do Ministério da Educação.

Em 2008, pela passagem de seus 80 anos, recebeu, como homenagem, uma miscelânea intitulada "Entrelaços entre textos", cuja organização, apresentação e escorço biobibliográfico coube ao Professor Doutor Ricardo Cavaliere. A referida homenagem foi editada e publicada pela Nova Fronteira.

Ainda em 2008 foi lançada também pela Nova Fronteira "80 anos Homenagem: Evanildo Bechara", obra que aborda a trajetória do professor, gramático e escritor por meio de observação de colegas, alunos, amigos e admiradores. Teve como organizadores Dieli Vesaro Palma, Maria Mercedes Saraiva et alii do IP- PUC/SP.

Distinguido foi também com as medalhas José de Anchieta e de Honra ao Mérito Educacional (da Secretaria de Educação e Cultura do Rio de Janeiro), e medalha Oskar Nobiling (da Sociedade Brasileira de Língua e Literatura)


Fernanda Rodrigues

Fernanda é Professora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora colaboradora no Instituto D'or de pesquisa e ensino no projeto de pesquisa intitulado 'Envelhecimento Normal e Declínio Cognitivo', atuando nos seguintes temas: transtornos neurocognitivos, demência do tipo Alzheimer, afasia, neurolinguística e psicolinguística. Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e mestrado (2207) e doutorado (2011) em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professora substituta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e pesquisadora colaboradora na mesma instituição. 

Guillermo Vidal Fonseca

 O Professor Guillermo Vidal Fonseca pesquisa na Universidade de Santiago de Compostela, no Departamento de Filologia Galega.  


Isabella Lopes Pederneira

Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão da Professora Miriam Lemle. com quem também terminou o pós doutorado. Atualmente faz estágio de pós doutoramento no IEL UNICAMP sob a supervisão da Professora Filomena Sândalo. Pesquisa a interface sintaxe-semântica a partir da análise de verbos leves no português brasileiro. Ganhou bolsa CAPES para doutorado sanduíche  em Queen Mary University of London com bolsa CAPES, sob orientação da pesquisadora Hagit Borer. Logo após o doutorado, atuou como Prof. Substituta de Estudos Linguísticos do Departamento de Libras da UFRJ (2015-2016). Mestre em Linguística pelo PPGLing/UFRJ com a dissertação "Etimologia e Reanálise de Palavras". No mestrado, foi contemplada com a bolsa nota 10 da FAPERJ. Graduou-se  com diploma Cum Laude em Letras Português-Latim pela UFRJ (2006). Ainda aluna da graduação foi monitora de Linguística III (Morfossintaxe) e bolsista FAPERJ de iniciação científica. Atuei também como professor substituto do Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ (2008-2009), tendo obtido o 1º lugar do concurso. Atuei como monitora de Língua Italiana do CLAC/UFRJ (2011-2012). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria Linguística, Psicolinguística e Morfologia, e produção intelectual direcionada principalmente para os seguintes temas: Sintaxe, Interface sintaxe-Semântica, Morfologia, Formação de palavras novas, Estrutura argumental, Padrões sintáticos e Mudança Diacrônica. É membro cofundador do LIFSS (Laboratório de Interface Sintaxe-semântica), coordenado pela Professora Titular Emérita Miriam Lemle.


Márcia Nascimento

Márcia Nascimento é Doutora em Linguística pelo programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, com bolsa CAPES. Atualmente, como bolsista CNPq de Pós-doutorado desenvolve projeto na área de Revitalização Linguistica junto ao povo Kaingang (Ninho de lingua e cultura Kaingang) - que trata de metodologias de transmissão intergeracional de línguas em perigo de desaparecimento. No segundo semestre de 2017 realiza visitas e estágios na Massey University e Ninhos de Língua Maori na Nova Zelândia. É pesquisadora do Laboratório de Psicolinguística Experimental (LAPEX). Tem como principal área de interesse o estudo das línguas indígenas brasileiras, em especial a língua Kaingang da qual é falante nativa, bem como o ensino de línguas no contexto da Educação Escolar Indígena. Estuda aquisição e processamento dos evidenciais em Kaingang. Entre 2014 e 2015 cumpriu dois semestres como pesquisadora visitante na Universidade de Massachussets - UMASS (Amherst), participou de seminários e reuniões do Language Acquisition Research Center (LARC) apresentando dados da língua Kaingang. Em 2013 concluiu o mestrado em Lingüística pela UFRJ como bolsista do Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford. Possui graduação em Línguas, Artes e Literaturas pela Universidade do Estado de Mato Grosso, através do projeto 3º Grau Indígena (2006).


Renata Mousinho Pereira da Silva

Renata Mousinho é graduada em Fonoaudiologia (1990), especializada em Psicomotricidade pelo Institut Supérieur de Réeducation Psychomotrice/Paris (1992), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Realizou seu Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). É Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1997, onde coordena o projeto ELO: escrita, leitura e oralidade, e ministra aulas teóricas na área. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, leitura, escrita, dislexia e TEA.


Thiago Sampaio 

O prof. Thiago Sampaio é cientista cognitivo e psicolinguista na Unicamp e divulgador da Ciência, Coordenador da equipe de Processamento de Sentenças e co-fundador do LAPROS / Unicamp, Colaborador nos laboratórios ACESIN, LAPEX e LER da UFRJ, e no time Brain Dynamics do NeuroSpin Center (INSERM U992) na França. Sampaio realizou estágio de doutorado no INSERM U992 e, durante o estágio, foi pesquisador visitante no CEA-Saclay, atuando na Cognitive Neuroimaging Unit do NeuroSpin Center, em especial no Neurospin MEG. Ademais, tem experiência em docência na área de Psicolinguística e Processos Cognitivos no IEL e FCM da UNICAMP, e na área de Neurociência e Neurofisiologia da Linguagem na Faculdade de Medicina da UFRJ. Além disso, sua tese intitulada, Coerção Aspectual: Uma abordagem linguística da Percepção do Tempo, ganhou Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2016.


Tiago Torrent

Tiago Torrent é doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado estágio de doutoramento, como Visiting Student Researcher, junto ao Departamento de Linguística da University of California at Berkeley. Possui graduação em Letras (Português e Latim) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e mestrado em Letras - Linguística pela mesma universidade (2005). É professor associado do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora. Lidera o grupo de pesquisa FrameNet Brasil e coordena, no laboratório homônimo, o desenvolvimento de recursos lexicais e sintáticos para o português brasileiro. Tem experiência nas áreas de Linguística Cognitiva e Linguística Computacional, com ênfase em Gramática das Construções e Semântica de Frames.


Welton Pereira e Silva

Weltom Pereira e Silva é Professor Substituto de Língua Portuguesa no Departamento de Vernáculas da UFRJ. Doutorando em Letras Vernáculas: Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Letras: Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Viçosa. Graduado em Letras: Português e Literatura pela Universidade Federal de Viçosa - MG. Licenciado em Português pela Universidade de Coimbra - Portugal. É membro pesquisador do laboratório CIAD-Rio - UFRJ; do Grupo de Pesquisa em Linguística Forense - UERJ; e do grupo do CNPq FORPROLL - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Seus principais interesses de pesquisa incidem sobre a Argumentação, Retórica, Análise Semiolinguística do Discurso, Linguística Forense, Linguística de Texto, Semântica, Pragmática, Texto e Ensino e Leitura e Produção de Texto.



PROFESSORES CONVIDADOS EM AGOSTO

Dante Lucchesi
Dante Lucchesi

Dante Lucchesi

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFF/Pesquisador do CNPq


É Professor Titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, pesquisador 1C do CNPq, sendo membro do Comitê Assessor de Letras e Linguística desse órgão, desde outubro de 2016. Graduou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia, em 1986; concluiu o Mestrado em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa, em 1993; e doutorou-se em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2000. Coordena o Projeto Vertentes do Português Popular do Estado da Bahia (www.vertentes.ufba.br), que se dedica ao estudo da realidade sociolinguística do Brasil e de sua formação sócio-histórica, considerando particularmente o contato entre línguas. É autor dos livros Língua e Sociedade Partidas (Contexto, 2015) Sistema, Mudança e Linguagem (Parábola, 2004) e organizador e autor do livro O Português Afro-Brasileiro (EDUFBA, 2009). Recebeu o Prêmio Jabuti (2º Lugar), no ano de 2016, na Categoria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas, por seu livro Língua e Sociedade Partidas. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: análise sociolinguística, história da linguística, contato entre línguas e história da língua portuguesa.



Jussara Abraçado

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFF/Pesquisadora do CNPq

É professora Titular de Linguística da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Estágios de Pós-Doutoramento em Linguística Cognitiva na Universidade Católica de Braga, em Portugal, e na Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. É líder do grupo de pesquisa Linguagem em uso, cognição e gramática, que reúne pesquisadores da UFF, da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade Aberta de Lisboa; Vice-líder do Núcleo de Estudos do Português em Uso (PorUs), que agrega pesquisadores da Universidade Federal Fluminense e da Universidade de São Paulo; e membro do Grupo de Investigação Linguagem, cognição e sociedade, cadastrado na Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal. Dedica-se a estudos na área de Linguística, com ênfase na interface teórica entre a Sociolinguística e a Linguística Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: tempo e modalidade, cognição, subjetividade e gramaticalização.

Jussara Abraçado
Jussara Abraçado

Marcos Bagno
Marcos Bagno

Marcos Bagno

Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da UnB

É professor do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília, doutor em filologia e língua portuguesa pela Universidade de São Paulo, tradutor, escritor com diversos prêmios e mais de 30 títulos publicados, entre literatura e obras técnico-didáticas. Atua mais especificamente na área de sociolinguística e literatura infanto-juvenil, bem como questões pedagógicas sobre o ensino de português no Brasil. Em 2012 sua obra As memórias de Eugênia recebeu o Prêmio Jabuti.



Ronald Beline

Programa de Pós-Graduação em Linguística da USP/Pesquisador do CNPq


É bacharel e licenciado em Francês e Português pela Universidade de São Paulo (1996). Obteve seu título de Mestre (1999) e Doutor (2005) pela Universidade Estadual de Campinas. Fez doutorado-sanduíche na New York University (EUA) e na York University (Canadá). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo e chefe do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. É especialista na área de Sociolinguística e desenvolve pesquisas sobretudo nos seguintes temas: variação, mudança, correlações entre categorias sociais e usos linguísticos. Seu principal projeto de pesquisa em andamento, financiado pela FAPESP (Processo No. 2011/09278-6) focaliza a fala paulistana.


Ronald Beline
Ronald Beline

Xoán Lagares
Xoán Lagares

Xoán Lagares

Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFF

Possui graduação em Filologia Hispânica Galego Português pela Universidade da Coruña (1994), mestrado em Filologia Hispânica Galego Português pela Universidade da Coruña (1996) e doutorado em Lingüística, Literatura no Âmbito Galego Português pela Universidade da Coruña (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Histórica e Linguística Aplicada atuando principalmente nos seguintes temas: galego-português, história social e cultural da língua e política linguística.


Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ, Faculdade de Letras, Sala F-321, Avenida Horácio de Macedo, 2151,          Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ,              CEP 21941-917
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora